segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O SEGREDO DA ENTREVISTA

Quem nunca teve medo de entrevistas de emprego que atire a primeira pedra. Sem dúvida alguma, é uma situação constrangedora, na qual não só o candidato é avaliado, mas também suas ações passadas e presentes. Parece pouco? Então se lembre de que cada gesto e cada frase podem ser determinantes, assim como suas roupas e a maneira de se comunicar.

Pensando nisso o Professor Andre Luiz elaborou algumas dicas praticas de como vencer o medo da entrevista de emprego. Confiram!

A famosa entrevista de emprego causa no candidato, na maioria dos casos, muito nervosismo e insegurança. A ansiedade é tão grande que o candidato fica em dúvida quanto ao seu comportamento na hora da apresentação. Os principais questionamentos que fazem são: como elaborar o curriculum, que tipo de roupa vestir para apresentação e o que dizer na hora “H”. Tendo em vista estas situações, iremos apresentar para os leitores dicas que farão a diferença para os futuros candidatos a empregos. O Segredo da Entrevista é dividida basicamente em duas partes.
= PRIMEIRA PARTE: VOCÊ =
A necessidade do auto conhecimento é fundamental. Vamos discutir este assunto em cinco passos destacando que todos são extremamente importantes para o sucesso na entrevista.

PRIMEIRO PASSO: Quem é você? Em primeiro lugar é necessário que o candidato conheça e entenda suas próprias inspirações pessoais e profissionais. Suponha que sua pessoa é altamente extrovertida, alegre, gosta da convivência com pessoas, tem muita criatividade, desenvolve muito bem trabalhos de equipes e estuda o curso de administração de empresas. Neste caso se o candidato estiver lutando por um cargo na área de estoque certamente o entrevistador não observaria com bons olhos. Esta mesma área (estoque) exigiria um outro perfil profissional. Este tipo de pessoa citado anteriormente projeta outras áreas para desenvolvimento profissional, entre elas a de Marketing. Muitas vezes, por necessidade, queremos qualquer emprego em qualquer área. Quem entrevista percebe isto. Quando você se conhece e se candidata exatamente naquilo que se parece com sua pessoa, a probabilidade de ingresso no cargo pretendido aumenta consideravelmente. Quando existe harmonia na sua personalidade, habilidade profissional e cargo pretendido, com certeza ira refletir em um profissional de destaque dentro da organização inserida.

SEGUNDO PASSO: Sua Linguagem. A boca fala o que o coração está cheio. Frase realmente verdadeira. O entrevistador conversando com sua pessoa percebe muitas vezes em que fase de vida você está passando. Quando projetamos palavras fortes, palavras de desânimo, palavras de desconfiança, palavras de revolta entre outras manifestações, tenha certeza que sem dúvida alguma estaremos apresentando o momento de vida que estamos vivenciando. Ou seja, quando estamos bem, mal, revoltado ou qualquer outra situação, o entrevistador perceberá. Sua linguagem deverá ser comunicativa, clara e profissional.

TERCEIRO PASSO: O Seu Visual. Limpeza visual é o segredo. O que quero dizer é que seja totalmente discreto na primeira entrevista. Nada de roupas de impacto. Tenha bom gosto para o momento da entrevista. Cabelo bem tratado, mãos bem cuidadas, roupas apropriadas para o cargo, sorriso e discrição para momentos casuais. Coloque um perfume discreto que marque sua presença, porém que não deixe drasticamente destacado você perante os candidatos concorrentes. Lembre-se que no mundo capitalista fazemos a primeira leitura baseada na aparência visual.

QUARTO PASSO: A Famosa Postura. A postura física vai retratar suas habilidades de comunicação com o público externo. A dica é cumprimentar as pessoas olhando seus rostos, apertar a mão firmemente, procurar não ficar de costas para ninguém, procurar não ficar encostado em parede ou móvel. Sente com elegância e mantenha a postura enquanto durar a entrevista. Ao sair agradeça todos os entrevistadores, dizendo que acredita no seu potencial e nos valores da empresa.

QUINTO PASSO: O Valor do Curriculum Vitae. A palavra Curriculum Vitae deriva do latim e significa “Trajetória de Vida”. Ele deve ser objetivo e claro. Ideal que na primeira folha (contendo a foto) faça uma breve redação de sua personalidade, seu diferencial e de que forma você poderá destacar a empresa no mercado que ela atua (Aconselho que tenha em média quinze linhas no máximo). As outras informações a serem incluídas são: identificação, formação acadêmica, atuação profissional (empregos que trabalhou), áreas de atuação (descrever qual área poderá trabalhar) e formação profissional. Tenha cuidado para não ficar enchendo o espaço com cursos e treinamentos que não tenha similaridade com as pretensões de trabalho. É muito importante que o Curriculum possua um excelente papel e tenha alto padrão de impressão.
= SEGUNDA PARTE: A EMPRESA =
Alguns candidatos apenas têm a preocupação de elaborar um bom Curriculum esquecendo as outras etapas. Esta parte é dividida em três passos. Considero como grande diferencial estratégico para alcançar o sucesso na entrevista.

PRIMEIRO PASSO: Quem é a Empresa que irá entrevista-lo? Sua principal preocupação no primeiro momento será descobrir tudo sobre a empresa. Informações sobre concorrentes, produtos e serviços, equipe de trabalho, sócios da empresa, história, departamentos, missão e valores. Procure estudar todo o tipo de informação sobre a empresa e o mercado que ela atua.

SEGUNDO PASSO: Incumbências do cargo. Muitos candidatos erram gravemente por não conhecer o que irá fazer caso ingresse na empresa. Sem dúvida alguma temos que ter total noção das tarefas que serão realizadas no cargo pretendido. Quando o candidato não sabe e não tem nenhum conhecimento do que irá fazer, tenha certeza que você vai terminar a entrevista com alguns pontos negativos. Importante você estar preparado para responder de que forma inovadora irá posicionar a empresa no mercado.

TERCEIRO PASSO: Sobre concorrentes. Jamais fale mal deles. Isto demonstra que você não tem ética profissional. Caso solicitem algum comentário, fale sobre as limitações que os concorrentes possuem e de que forma a empresa (que está entrevistando) poderá usufruir estrategicamente (destas limitações) no sentido de proporcionar vantagem competitiva perante o mercado consumidor.

Pratique todas as recomendações apresentadas e tenha certeza que você estará muito próximo do objetivo a ser alcançado: O Emprego dos Sonhos.

Pratique os SEGREDOS aqui comentados.

André Luiz de Sousa Felisberto
Professor e Consultor de empresas públicas e privadas e Diretor da Nordeste Consultores

4 comentários:

  1. Olá como vai?
    Primeiro quero parabenizá-lo pela forma com que você soube enfatizar bem os êxitos para desvencilhar os percauços que os candidatos tem sobre o emprego.
    Segundo, quero saber o seu e-mail.

    Um abraço
    Paulo Filho (Esposo de Fábia)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Professor André Luiz, além de um grande amigo, é sem duvidas um excelente profissional que demonstra além de firmeza nas suas posiçoes muita emoçao, o que é fundamental pra a realizaçao de um sonho.!


    Gentil Palmeira
    gentilpalmeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Caio César R da Silva16 de setembro de 2010 às 11:08

    Grande MESTRE, belas palavras ! li na hora certa! obrigado pelo alerta!

    ResponderExcluir